Apesar de apresentar dados simples e bem direcionados a um público específico, o resultado é surpreendente e muito condizente com a linguagem escolhida. Mantendo as características visuais, mais destaque poderia ser dado para as informações disponibilizadas, que são interessantes e bem representadas, mas são menos priorizadas do que os elementos que compõem a cena. Elementos como ícones representando características pertinentes dos locais (se existem janelas por exemplo) trariam humor para o material e graficamente explorariam mais o tema no sentido de adicionar mais uma dimensão de informações qualitativas.
O tema é pertinente e interessante. A linguagem gráfica é adequada pois faz uso de imagens que pertencem a este universo. Porém a tipografia utilizada na frente do mapa e a disposição do texto não condizem com o tema em questão. O tratamento das imagens não ficou bom, algumas apresentam reflexos estourados. A leitura do texto sobre os inferninhos ficou comprometida devido à baixa resolução e ao sentido da folha de papel no mapa.
BH é o Lugar! é um desafio acadêmico da professora Denise Eler para os alunos de Design da Informação/Design Gráfico da Universidade Fumec.
Denise propôs aos alunos de design gráfico que mapeassem o que a cidade de Belo Horizonte tem de melhor e também de inusitado. Em seguida, os mapeamentos de informação deveriam ser visualizados de forma persuasiva para atrair o interesse tanto do público-alvo, e para formar novos públicos.
O resultado pode ser visto e comentado neste blog. São temas diversos como: moda, cultura, música e identidade patrimonial de BH, design, etc, comprovando que realmente, BH É O LUGAR!
É designer gráfico, com especialização em Gestão Estratégica da Informação e Mestrado em Educação Tecnológica. Atuando junto aos RHs de empresas nacionais e multinacionais, Denise tem ajudado as organizações a adotarem o design como modelo de gestão.
É sócia-fundadora da Nós Designers - empresa especializada em Design Thinking.
Leciona as disciplinas Design da Informação, Design de Interação e Núcleo de Projetos na Universidade Fumec.
JURADOS
BRENO PESSOA
Mestre e especialista em Educação Tecnológica, é graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua no campo do Design Gráfico a aproximadamente 9 anos, trabalhando com mídias digitais, educação a distância e design editorial. Atualmente leciona na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e na Faculdade CIMO (Centro Integrado de Moda).
JOANA ALVES
Graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais, pós-graduanda em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas. É produtora gráfica há 12 anos em escritórios de Design em Belo Horizonte. Atualmente trabalha na LAB Design. Leciona a disciplina Materiais e Processos de Produção I/II e é orientadora de projetos de graduação na Escola de Design/UEMG.
Apesar de apresentar dados simples e bem direcionados a um público específico, o resultado é surpreendente e muito condizente com a linguagem escolhida.
ResponderExcluirMantendo as características visuais, mais destaque poderia ser dado para as informações disponibilizadas, que são interessantes e bem representadas, mas são menos priorizadas do que os elementos que compõem a cena.
Elementos como ícones representando características pertinentes dos locais (se existem janelas por exemplo) trariam humor para o material e graficamente explorariam mais o tema no sentido de adicionar mais uma dimensão de informações qualitativas.
O tema é pertinente e interessante.
ResponderExcluirA linguagem gráfica é adequada pois faz uso de imagens que pertencem a este universo. Porém a tipografia utilizada na frente do mapa e a disposição do texto não condizem com o tema em questão.
O tratamento das imagens não ficou bom, algumas apresentam reflexos estourados.
A leitura do texto sobre os inferninhos ficou comprometida devido à baixa resolução e ao sentido da folha de papel no mapa.