A escolha do tema é bem apropriada e o resultado final é interessante e atrativo. O usuário foi priorizado e as informações representadas são claras e objetivas. O uso de cor como informação (representando o tipo de local) é apropriado e traz uma dimensão de informações qualitativas que casa bem com as fotos dos locais representados no mapa. Como o tema "rock" é amplo e tem variadas sub-divisões de estilos, alguns elementos visuais utilizados (É o Slash sentado?) podem restringir o público atingido ao deixar de representar outros estilos do ritmo que são encontrados nos locais escolhidos.
Os tipos das casas, classificação determinada pelo sistema de cores, é questionável. A apropriação da tipografia “Hard Rock Café” para a marca é inadequada, uma vez que a simbologia da marca mundialmente famosa não tem relação com o estilo dos estabelecimentos de BH. Frente e verso são graficamente dissonantes devido à falta de unidade gráfica.
BH é o Lugar! é um desafio acadêmico da professora Denise Eler para os alunos de Design da Informação/Design Gráfico da Universidade Fumec.
Denise propôs aos alunos de design gráfico que mapeassem o que a cidade de Belo Horizonte tem de melhor e também de inusitado. Em seguida, os mapeamentos de informação deveriam ser visualizados de forma persuasiva para atrair o interesse tanto do público-alvo, e para formar novos públicos.
O resultado pode ser visto e comentado neste blog. São temas diversos como: moda, cultura, música e identidade patrimonial de BH, design, etc, comprovando que realmente, BH É O LUGAR!
É designer gráfico, com especialização em Gestão Estratégica da Informação e Mestrado em Educação Tecnológica. Atuando junto aos RHs de empresas nacionais e multinacionais, Denise tem ajudado as organizações a adotarem o design como modelo de gestão.
É sócia-fundadora da Nós Designers - empresa especializada em Design Thinking.
Leciona as disciplinas Design da Informação, Design de Interação e Núcleo de Projetos na Universidade Fumec.
JURADOS
BRENO PESSOA
Mestre e especialista em Educação Tecnológica, é graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua no campo do Design Gráfico a aproximadamente 9 anos, trabalhando com mídias digitais, educação a distância e design editorial. Atualmente leciona na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e na Faculdade CIMO (Centro Integrado de Moda).
JOANA ALVES
Graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais, pós-graduanda em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas. É produtora gráfica há 12 anos em escritórios de Design em Belo Horizonte. Atualmente trabalha na LAB Design. Leciona a disciplina Materiais e Processos de Produção I/II e é orientadora de projetos de graduação na Escola de Design/UEMG.
A escolha do tema é bem apropriada e o resultado final é interessante e atrativo.
ResponderExcluirO usuário foi priorizado e as informações representadas são claras e objetivas.
O uso de cor como informação (representando o tipo de local) é apropriado e traz uma dimensão de informações qualitativas que casa bem com as fotos dos locais representados no mapa.
Como o tema "rock" é amplo e tem variadas sub-divisões de estilos, alguns elementos visuais utilizados (É o Slash sentado?) podem restringir o público atingido ao deixar de representar outros estilos do ritmo que são encontrados nos locais escolhidos.
Os tipos das casas, classificação determinada pelo sistema de cores, é questionável.
ResponderExcluirA apropriação da tipografia “Hard Rock Café” para a marca é inadequada, uma vez que a simbologia da marca mundialmente famosa não tem relação com o estilo dos estabelecimentos de BH. Frente e verso são graficamente dissonantes devido à falta de unidade gráfica.