Relevante escolha do tema pela diversidade de restaurantes que Belo Horizonte tem. Incomoda um pouco o caráter infantil das ilustrações e do título, além disto elas não apresentam-se uniformes com relação ao fios de contorno, não têm personalidade e algumas são de difícil identificação. O mapa não apresenta as informações necessárias portanto não cumpre a função básica. A mesma necessidade de clareza não é atendida no verso pela disposição dos textos e nenhuma identificação da informação com o restaurante. Só identifiquei-os por conhecê-los. A diagramação está primária, estática e com alguns espaçamentos inadequados, deixando as informações pouco atrativas. Frente e verso são graficamente dissonantes devido à falta de unidade gráfica. O único elemento de identidade entre os dois lados da peça são as ilustrações.
O nome "Brincando com o paladar" evoca o estilo infantil das ilustrações vetoriais, mas os restaurantes relacionados não tem exatamente um perfil direcionado ao público infantil. Mesmo dentro de uma proposta para um público adulto, restaurantes que tem uma identidade que pode ser relacionada à diversão e aspectos lúdicos, não foram incluídos (como o "Soho" e o "Esopo"). Quanto ao mapa, o mesmo é impreciso geograficamente e pode ajudar muito pouco na localização do usuário. Mesmo a rosa dos ventos tem um caráter puramente artístico, já que seu posicionamento representa o inverso da realidade (o norte indicado é o sul real) Mesmo dentro do estilo escolhido, a diagramação do verso poderia ser mais elaborada e o aspecto visual contrasta muito com a frente, tendo como identidade somente as ilustrações. A repetição de textos para dois restaurantes diferentes pode ser um descuido, mas uma questão importantíssima em um trabalho real, que pode gerar até mesmo graves prejuízos financeiros para o responsável.
BH é o Lugar! é um desafio acadêmico da professora Denise Eler para os alunos de Design da Informação/Design Gráfico da Universidade Fumec.
Denise propôs aos alunos de design gráfico que mapeassem o que a cidade de Belo Horizonte tem de melhor e também de inusitado. Em seguida, os mapeamentos de informação deveriam ser visualizados de forma persuasiva para atrair o interesse tanto do público-alvo, e para formar novos públicos.
O resultado pode ser visto e comentado neste blog. São temas diversos como: moda, cultura, música e identidade patrimonial de BH, design, etc, comprovando que realmente, BH É O LUGAR!
É designer gráfico, com especialização em Gestão Estratégica da Informação e Mestrado em Educação Tecnológica. Atuando junto aos RHs de empresas nacionais e multinacionais, Denise tem ajudado as organizações a adotarem o design como modelo de gestão.
É sócia-fundadora da Nós Designers - empresa especializada em Design Thinking.
Leciona as disciplinas Design da Informação, Design de Interação e Núcleo de Projetos na Universidade Fumec.
JURADOS
BRENO PESSOA
Mestre e especialista em Educação Tecnológica, é graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua no campo do Design Gráfico a aproximadamente 9 anos, trabalhando com mídias digitais, educação a distância e design editorial. Atualmente leciona na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e na Faculdade CIMO (Centro Integrado de Moda).
JOANA ALVES
Graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais, pós-graduanda em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas. É produtora gráfica há 12 anos em escritórios de Design em Belo Horizonte. Atualmente trabalha na LAB Design. Leciona a disciplina Materiais e Processos de Produção I/II e é orientadora de projetos de graduação na Escola de Design/UEMG.
Relevante escolha do tema pela diversidade de restaurantes que Belo Horizonte tem. Incomoda um pouco o caráter infantil das ilustrações e do título, além disto elas não apresentam-se uniformes com relação ao fios de contorno, não têm personalidade e algumas são de difícil identificação.
ResponderExcluirO mapa não apresenta as informações necessárias portanto não cumpre a função básica. A mesma necessidade de clareza não é atendida no verso pela disposição dos textos e nenhuma identificação da informação com o restaurante. Só identifiquei-os por conhecê-los.
A diagramação está primária, estática e com alguns espaçamentos inadequados, deixando as informações pouco atrativas.
Frente e verso são graficamente dissonantes devido à falta de unidade gráfica. O único elemento de identidade entre os dois lados da peça são as ilustrações.
O nome "Brincando com o paladar" evoca o estilo infantil das ilustrações vetoriais, mas os restaurantes relacionados não tem exatamente um perfil direcionado ao público infantil. Mesmo dentro de uma proposta para um público adulto, restaurantes que tem uma identidade que pode ser relacionada à diversão e aspectos lúdicos, não foram incluídos (como o "Soho" e o "Esopo").
ResponderExcluirQuanto ao mapa, o mesmo é impreciso geograficamente e pode ajudar muito pouco na localização do usuário. Mesmo a rosa dos ventos tem um caráter puramente artístico, já que seu posicionamento representa o inverso da realidade (o norte indicado é o sul real)
Mesmo dentro do estilo escolhido, a diagramação do verso poderia ser mais elaborada e o aspecto visual contrasta muito com a frente, tendo como identidade somente as ilustrações.
A repetição de textos para dois restaurantes diferentes pode ser um descuido, mas uma questão importantíssima em um trabalho real, que pode gerar até mesmo graves prejuízos financeiros para o responsável.