Relacionando dimensões de tempo com informações geográficas e qualitativas, o material é muito bem sucedido na intenção de sugerir roteiros para pessoas interessadas em música. A quantidade de informações é grande e talvez alguns aspectos gráficos poderiam ser mantidos mais neutros afim de gerar maior clareza e objetividade. O estilo dos ícones construídos é condizente com o resto do material e relações gráficas como entre o mapa e a forma de uma orelha são muito bem vindos. O uso de cores como informação, em conjunto com os ícones dos locais é muito interessante, mas mais neutralidade no esquema de cores do mapa poderia aumentar o potencial informativo.
Mapa com muitas informações e que necessita de uma consulta mais profunda para o seu entendimento. A identificação, no verso do mapa, com letras seguidas do nome do estabelecimento não favorece a leiturabilidade. As cores de identificação dos ritmos poderiam ter um contraste maior para melhorar a distinção dos mesmos. A cor de fundo do mapa e as cores usadas para a identificação de ruas e avenidas interferem no entendimento das demais informações.
BH é o Lugar! é um desafio acadêmico da professora Denise Eler para os alunos de Design da Informação/Design Gráfico da Universidade Fumec.
Denise propôs aos alunos de design gráfico que mapeassem o que a cidade de Belo Horizonte tem de melhor e também de inusitado. Em seguida, os mapeamentos de informação deveriam ser visualizados de forma persuasiva para atrair o interesse tanto do público-alvo, e para formar novos públicos.
O resultado pode ser visto e comentado neste blog. São temas diversos como: moda, cultura, música e identidade patrimonial de BH, design, etc, comprovando que realmente, BH É O LUGAR!
É designer gráfico, com especialização em Gestão Estratégica da Informação e Mestrado em Educação Tecnológica. Atuando junto aos RHs de empresas nacionais e multinacionais, Denise tem ajudado as organizações a adotarem o design como modelo de gestão.
É sócia-fundadora da Nós Designers - empresa especializada em Design Thinking.
Leciona as disciplinas Design da Informação, Design de Interação e Núcleo de Projetos na Universidade Fumec.
JURADOS
BRENO PESSOA
Mestre e especialista em Educação Tecnológica, é graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua no campo do Design Gráfico a aproximadamente 9 anos, trabalhando com mídias digitais, educação a distância e design editorial. Atualmente leciona na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e na Faculdade CIMO (Centro Integrado de Moda).
JOANA ALVES
Graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais, pós-graduanda em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas. É produtora gráfica há 12 anos em escritórios de Design em Belo Horizonte. Atualmente trabalha na LAB Design. Leciona a disciplina Materiais e Processos de Produção I/II e é orientadora de projetos de graduação na Escola de Design/UEMG.
Relacionando dimensões de tempo com informações geográficas e qualitativas, o material é muito bem sucedido na intenção de sugerir roteiros para pessoas interessadas em música.
ResponderExcluirA quantidade de informações é grande e talvez alguns aspectos gráficos poderiam ser mantidos mais neutros afim de gerar maior clareza e objetividade.
O estilo dos ícones construídos é condizente com o resto do material e relações gráficas como entre o mapa e a forma de uma orelha são muito bem vindos.
O uso de cores como informação, em conjunto com os ícones dos locais é muito interessante, mas mais neutralidade no esquema de cores do mapa poderia aumentar o potencial informativo.
Mapa com muitas informações e que necessita de uma consulta mais profunda para o seu entendimento.
ResponderExcluirA identificação, no verso do mapa, com letras seguidas do nome do estabelecimento não favorece a leiturabilidade.
As cores de identificação dos ritmos poderiam ter um contraste maior para melhorar a distinção dos mesmos.
A cor de fundo do mapa e as cores usadas para a identificação de ruas e avenidas interferem no entendimento das demais informações.