O resultado gráfico é claro, neutro e muito informativo. O uso de cores como informação é notável e bem apropriado. Os ícones e elementos gráficos para representar os marcos arquitetônicos e suas características foram muito bem elaborados, são claros e facilmente reproduzíveis. Diferentes espaços geográficos da cidade são muito bem combinados na representação gráfica, mas uma visão dos mesmos, relacionados com uma visão geral da cidade, ajudaria na localização dos pontos demarcados.
A informação deste mapa é destinada para um público que não conhece Belo Horizonte a fundo, portanto a falta de indicação de proximidades e ruas adjacentes compromete a compreensão. A repetição do nome das ruas causa confusão. A diagramação está primária, estática e com alguns espaçamentos inadequados, deixando as informações pouco atrativas. Os ícones e ilustrações criados não têm personalidade. A escrita manuscrita se torna interessante uma vez que parece que é uma indicação de alguma pessoa que já esteve naquele lugar anteriormente e coloca as suas impressões sobre.
BH é o Lugar! é um desafio acadêmico da professora Denise Eler para os alunos de Design da Informação/Design Gráfico da Universidade Fumec.
Denise propôs aos alunos de design gráfico que mapeassem o que a cidade de Belo Horizonte tem de melhor e também de inusitado. Em seguida, os mapeamentos de informação deveriam ser visualizados de forma persuasiva para atrair o interesse tanto do público-alvo, e para formar novos públicos.
O resultado pode ser visto e comentado neste blog. São temas diversos como: moda, cultura, música e identidade patrimonial de BH, design, etc, comprovando que realmente, BH É O LUGAR!
É designer gráfico, com especialização em Gestão Estratégica da Informação e Mestrado em Educação Tecnológica. Atuando junto aos RHs de empresas nacionais e multinacionais, Denise tem ajudado as organizações a adotarem o design como modelo de gestão.
É sócia-fundadora da Nós Designers - empresa especializada em Design Thinking.
Leciona as disciplinas Design da Informação, Design de Interação e Núcleo de Projetos na Universidade Fumec.
JURADOS
BRENO PESSOA
Mestre e especialista em Educação Tecnológica, é graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua no campo do Design Gráfico a aproximadamente 9 anos, trabalhando com mídias digitais, educação a distância e design editorial. Atualmente leciona na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e na Faculdade CIMO (Centro Integrado de Moda).
JOANA ALVES
Graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais, pós-graduanda em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas. É produtora gráfica há 12 anos em escritórios de Design em Belo Horizonte. Atualmente trabalha na LAB Design. Leciona a disciplina Materiais e Processos de Produção I/II e é orientadora de projetos de graduação na Escola de Design/UEMG.
O resultado gráfico é claro, neutro e muito informativo.
ResponderExcluirO uso de cores como informação é notável e bem apropriado.
Os ícones e elementos gráficos para representar os marcos arquitetônicos e suas características foram muito bem elaborados, são claros e facilmente reproduzíveis.
Diferentes espaços geográficos da cidade são muito bem combinados na representação gráfica, mas uma visão dos mesmos, relacionados com uma visão geral da cidade, ajudaria na localização dos pontos demarcados.
A informação deste mapa é destinada para um público que não conhece Belo Horizonte a fundo, portanto a falta de indicação de proximidades e ruas adjacentes compromete a compreensão. A repetição do nome das ruas causa confusão.
ResponderExcluirA diagramação está primária, estática e com alguns espaçamentos inadequados, deixando as informações pouco atrativas.
Os ícones e ilustrações criados não têm personalidade.
A escrita manuscrita se torna interessante uma vez que parece que é uma indicação de alguma pessoa que já esteve naquele lugar anteriormente e coloca as suas impressões sobre.