O estilo das ilustrações é muito apropriado para o público alvo da comunicação e trabalha de uma maneira bem sucedida, características como alegria e atratividade. Mas ao mesmo tempo, o mapa e outras estruturas funcionais do material (que foram muito bem elaboradas) se perdem visualmente frente aos elementos puramente decorativos. Informações importantes quando se está planejando uma atividade para crianças (como horário de funcionamento) não foram incluídas para todos locais. Seria interessante se informações importantes para pais com crianças estivessem presentes nas descrições dos locais (como estacionamento, acessibilidade, existência de berçário, banheiros, alimentação, etc.)
A linguagem gráfica adotada é coerente ao tema proposto. As ilustrações estão elaboradas, são singulares e transmitem o conceito estabelecido. Mas alguns elementos não-informacionais estão muito ressaltados deixando a informação principal do mapa em segundo plano. Os textos devem ser padronizados, ora são justificados [n.1, n.7] ora são alinhados à esquerda [outros]. A mesma observação é feita para alguns termos como por exemplo Borboletário público, onde a primeira letra está em caixa alta e a segunda palavra começa com caixa baixa. O recurso da hifenização não é indicado para textos curtos. A apresentação e disposição dos textos está monótoma e o tema trabalhado permite que a diagramação seja livre, sem perder a hierarquia da informação.
Nossaaaa, nao sei se foi pelas cores, mas esse trabalho me chamou a atenção! O uso das cores primarias no primeiro plano das faixas deu a sensação de "siga o caminho"aff! Pelo trabalho, vc vê que realmente houve uma pesquisa por tras da criação!
BH é o Lugar! é um desafio acadêmico da professora Denise Eler para os alunos de Design da Informação/Design Gráfico da Universidade Fumec.
Denise propôs aos alunos de design gráfico que mapeassem o que a cidade de Belo Horizonte tem de melhor e também de inusitado. Em seguida, os mapeamentos de informação deveriam ser visualizados de forma persuasiva para atrair o interesse tanto do público-alvo, e para formar novos públicos.
O resultado pode ser visto e comentado neste blog. São temas diversos como: moda, cultura, música e identidade patrimonial de BH, design, etc, comprovando que realmente, BH É O LUGAR!
É designer gráfico, com especialização em Gestão Estratégica da Informação e Mestrado em Educação Tecnológica. Atuando junto aos RHs de empresas nacionais e multinacionais, Denise tem ajudado as organizações a adotarem o design como modelo de gestão.
É sócia-fundadora da Nós Designers - empresa especializada em Design Thinking.
Leciona as disciplinas Design da Informação, Design de Interação e Núcleo de Projetos na Universidade Fumec.
JURADOS
BRENO PESSOA
Mestre e especialista em Educação Tecnológica, é graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua no campo do Design Gráfico a aproximadamente 9 anos, trabalhando com mídias digitais, educação a distância e design editorial. Atualmente leciona na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e na Faculdade CIMO (Centro Integrado de Moda).
JOANA ALVES
Graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais, pós-graduanda em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas. É produtora gráfica há 12 anos em escritórios de Design em Belo Horizonte. Atualmente trabalha na LAB Design. Leciona a disciplina Materiais e Processos de Produção I/II e é orientadora de projetos de graduação na Escola de Design/UEMG.
O estilo das ilustrações é muito apropriado para o público alvo da comunicação e trabalha de uma maneira bem sucedida, características como alegria e atratividade. Mas ao mesmo tempo, o mapa e outras estruturas funcionais do material (que foram muito bem elaboradas) se perdem visualmente frente aos elementos puramente decorativos.
ResponderExcluirInformações importantes quando se está planejando uma atividade para crianças (como horário de funcionamento) não foram incluídas para todos locais.
Seria interessante se informações importantes para pais com crianças estivessem presentes nas descrições dos locais (como estacionamento, acessibilidade, existência de berçário, banheiros, alimentação, etc.)
A linguagem gráfica adotada é coerente ao tema proposto. As ilustrações estão elaboradas, são singulares e transmitem o conceito estabelecido. Mas alguns elementos não-informacionais estão muito ressaltados deixando a informação principal do mapa em segundo plano.
ResponderExcluirOs textos devem ser padronizados, ora são justificados [n.1, n.7] ora são alinhados à esquerda [outros]. A mesma observação é feita para alguns termos como por exemplo Borboletário público, onde a primeira letra está em caixa alta e a segunda palavra começa com caixa baixa. O recurso da hifenização não é indicado para textos curtos.
A apresentação e disposição dos textos está monótoma e o tema trabalhado permite que a diagramação seja livre, sem perder a hierarquia da informação.
Nossaaaa, nao sei se foi pelas cores, mas esse trabalho me chamou a atenção!
ResponderExcluirO uso das cores primarias no primeiro plano das faixas deu a sensação de "siga o caminho"aff!
Pelo trabalho, vc vê que realmente houve uma pesquisa por tras da criação!