A apresentação gráfica é alegre e visualmente atraente (bem condizente com o tema "esporte"). Apesar disto a localização geográfica dos locais fica mais dependente de dados escritos, pois no mapa a representação gráfica das ruas e os pontos marcados é visualmente pouco precisa para um material destinado a um evento com um público tão multicultural e diverso. O mapa representado de maneira mais artística, torna o material mais direcionado mais para as pessoas que já são da cidade e não precisam de tantos dados para chegar até os locais. Por outro lado, a representação de dois níveis de "zoom" no espaço geográfico da cidade facilita a compreensão por parte de pessoas de fora de BH. Nota-se o uso de cor como informação (para diferenciar os tipos locais) mas o efeito não é tão visível no contexto geral da ilustração do mapa.
O tema se faz pertinente pela proximidade da Copa de 2014. O estilo de ilustração é atraente e adequado ao tema proposto. A informação deste mapa é destinada para um público que não conhece Belo Horizonte a fundo, portanto a falta de indicação de proximidades e ruas adjacentes compromete a compreensão. Em contrapartida, as informações do verso auxiliam a utilização dos serviços e se fazem necessárias. Mas a disposição das mesmas poderia ser melhor estudada para dar mais dinamismo à peça.
BH é o Lugar! é um desafio acadêmico da professora Denise Eler para os alunos de Design da Informação/Design Gráfico da Universidade Fumec.
Denise propôs aos alunos de design gráfico que mapeassem o que a cidade de Belo Horizonte tem de melhor e também de inusitado. Em seguida, os mapeamentos de informação deveriam ser visualizados de forma persuasiva para atrair o interesse tanto do público-alvo, e para formar novos públicos.
O resultado pode ser visto e comentado neste blog. São temas diversos como: moda, cultura, música e identidade patrimonial de BH, design, etc, comprovando que realmente, BH É O LUGAR!
É designer gráfico, com especialização em Gestão Estratégica da Informação e Mestrado em Educação Tecnológica. Atuando junto aos RHs de empresas nacionais e multinacionais, Denise tem ajudado as organizações a adotarem o design como modelo de gestão.
É sócia-fundadora da Nós Designers - empresa especializada em Design Thinking.
Leciona as disciplinas Design da Informação, Design de Interação e Núcleo de Projetos na Universidade Fumec.
JURADOS
BRENO PESSOA
Mestre e especialista em Educação Tecnológica, é graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua no campo do Design Gráfico a aproximadamente 9 anos, trabalhando com mídias digitais, educação a distância e design editorial. Atualmente leciona na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e na Faculdade CIMO (Centro Integrado de Moda).
JOANA ALVES
Graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais, pós-graduanda em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas. É produtora gráfica há 12 anos em escritórios de Design em Belo Horizonte. Atualmente trabalha na LAB Design. Leciona a disciplina Materiais e Processos de Produção I/II e é orientadora de projetos de graduação na Escola de Design/UEMG.
A apresentação gráfica é alegre e visualmente atraente (bem condizente com o tema "esporte").
ResponderExcluirApesar disto a localização geográfica dos locais fica mais dependente de dados escritos, pois no mapa a representação gráfica das ruas e os pontos marcados é visualmente pouco precisa para um material destinado a um evento com um público tão multicultural e diverso.
O mapa representado de maneira mais artística, torna o material mais direcionado mais para as pessoas que já são da cidade e não precisam de tantos dados para chegar até os locais.
Por outro lado, a representação de dois níveis de "zoom" no espaço geográfico da cidade facilita a compreensão por parte de pessoas de fora de BH.
Nota-se o uso de cor como informação (para diferenciar os tipos locais) mas o efeito não é tão visível no contexto geral da ilustração do mapa.
O tema se faz pertinente pela proximidade da Copa de 2014.
ResponderExcluirO estilo de ilustração é atraente e adequado ao tema proposto.
A informação deste mapa é destinada para um público que não conhece Belo Horizonte a fundo, portanto a falta de indicação de proximidades e ruas adjacentes compromete a compreensão.
Em contrapartida, as informações do verso auxiliam a utilização dos serviços e se fazem necessárias. Mas a disposição das mesmas poderia ser melhor estudada para dar mais dinamismo à peça.